Como prevenir o aparecimento das manchas Senis

A pele é o órgão responsável por regular a temperatura do corpo e protegê-lo. Com o passar dos anos ela se torna frágil e envelhece, devido às longas exposições solares ao longo da vida.

As manchas senis é uma doença pré-malígna da pele que ocorre por um processo degenerativo causado pelo sol ou por hereditariedade. Geralmente localizam-se sobre o dorso das mãos, partes externas dos antebraços e rosto. As manchas senis são coleções de pigmentos que aparecem próximas à superfície da pele, nas áreas mais atingidas pelo sol.

Geralmente elas são assintomáticas, não causam dor ou coceira. Independente de sua aparência, o paciente deve procurar um especialista para fazer o diagnóstico das manchas, assim que elas forem percebidas. Pessoas de pele clara, ou que trabalham expostas ao sol, ou que tenham o hábito de freqüentar bastante a praia e piscina, devem usar diariamente protetor solar como uma forma de prevenir o aparecimento das manchas senis e, consequentemente, o câncer de pele.

Existem dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco ou cronoenvelhecimento a partir dos 25 anos, que é a degeneração natural do organismo, perda de colágeno e elastina, e o extrínseco ou fotoenvelhecimento, provocado principalmente pela exposição ao sol.

As pessoas mais claras apresentam mais rápido os sinais de envelhecimento por possuírem pouca melanina, e as mulheres, após a menopausa, são mais propensas ao caso, por conta do declínio da produção de hormônio estrógeno.

O tratamento pode ser feito através do peeling ou emprego de ácidos e laser, reduzindo e até mesmo eliminando as manchas senis. Procure um especialista no assunto, se preferir entre em contato com a Dra. Roseli Andrade e agende uma consulta.

FAÇA O AGENDAMENTO DE SUA CONSULTA!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *